quarta-feira, 30 de março de 2011

OLIVER CROMWELL: "Lorde Protetor dos Britânicos"


No conturbado contexto revolucionário inglês do século XVII, destaca-se a Guerra Civil também conhecida como Revolução Puritana (1642-1649), na qual exército puritano liderado por Oliver Cromwell, que defendia a bandeira do parlamento em oposição ao exército real de Carlos I, saiu vitorioso.
No desenrolar da situação, Cromwell tornou-se o novo líder político da Inglaterra, chegando a proclamar uma república na qual nem de longe fora exercida por ele mesmo. Sendo assim, apresento-lhes nesta postagem um emblema inglês produzido em homenagem a Oliver Cromwell, no qual está repleto de simbolismos que nos fornecem dados preciosos acerca deste contexto histórico.
Para bem analisarmos a imagem e refletirmos acerca dos elementos simbólicos presentes, dividirei esta leitura e/ou interpretação em 7 partes.
1.       A espada empunhada por Cromwell que está ligada a uma mensagem em grego (“crer em um só Deus”) vinda dos céus, e que parece emanar de uma igreja (acima da coluna da direita) nos apontam para a mentalidade de que o que líder do principal exército parlamentar fazia, era em nome de Deus. Esta ideia se reforça com a presença da pomba, logo acima da sua cabeça, sinalizando que o mesmo fora guiado e/ou conduzido pelo Espírito Santo.

2.       Só nestes 2 elementos inicialmente destacados, percebermos a forte presença do pensamento religioso. A presença de uma bíblia na mão esquerda de Cromwell concretiza bem esta linha de pensamento, pois a mesma representa o puritanismo, religião na qual norteou ideologicamente, o exército comandado por este puritano.

3.       A Armadura, se associada ao teor religioso aqui já mencionado, transmite a intenção  de apresentá-lo como “Soldado de Deus”. Ao fundo, podemos perceber o exército liderado por Oliver Cromwell. É interessante reforçar que a ideologia puritana conduziu o seu exército a vitória, já que os seus soldados acreditavam que Cromwell era sim, um escolhido de Deus, e que consequentemente todos eles lutavam por uma causa divina.

4.       Percebe-se também, uma pessoa e uma serpente sendo pisada (esmagada e/ou destruída). Neste aspecto, residentem dois símbolos importantes: o primeiro, o sistema monárquico absolutista simbolizado na figura de uma pessoa, já a serpente, refere-se ao mal que este sistema político causava ao povo. Também associaria a serpente ao Anglicanismo, que era a religião oficial da Inglaterra antes do processo revolucionário. A doutrina anglicana era fortemente combatida pelos puritanos.

5.       As bandeiras da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda presentes na coluna direita, aludem à criação de um parlamento único para os três países sob a tutela republicana de Oliver Cromwell considerado o protetor destes.

6.       O tamanho desproporcional atribuído a Cromwell na paisagem. A intenção ai é transmitir a importância atribuída a ele, conhecido como “Lorde Protetor dos Britânicos”, aquele que está acima de todos e muito poderoso, ou seja, segundo a mentalidade de grande parte dos revolucionários e da população, não havia ninguém mais importante que ele na Grã-Bretanha.

7.       Por fim, damos destaque às diversas atividades trabalhistas como a agricultura, a mineração, a pecuária, nesta última, por exemplo, predominava a criação de ovelhas já que a extração de lã para a produção de fios usados na fabricação de tecidos era uma das principais atividades econômicas da Inglaterra. É válido ressaltar ai, que a doutrina puritana exalta o fator trabalho como algo virtuoso e sagrado.

Sem sombra de dúvida, este emblema aqui proposto e uma ótima opção para o trabalho em sala de aula. Trata-se de uma fonte histórica “carregada” de ideologia, simbolismo, cultura, dentre outros aspectos inerentes à temática, e que com certeza facilitará e muito, o processo de ensino-aprendizagem já que o trabalho com imagens aguça a sensibilidade crítica do educando.
Sendo assim, ficamos por aqui. Se leu, não deixe de marcar uma das reações abaixo ou poste um comentário. Lembre-se: "A sua participação é importante."
Saudações Históricas!



14 comentários:

  1. Obrigado fez meu trabalho de historia sobre Cromwell

    ResponderExcluir
  2. Fez meu trabalhootimo virei fãn deste blog!

    ResponderExcluir
  3. Bom... fico feliz pelo acesso de vcs e e prefiro acredita que usaram o blog como fonte de pesquisa e não como uma cópia integral q respondia o trabalho solicitado.
    O segredo da história está na pesquisa!

    Saudações históricas pra vcs.

    Forte abraço,
    Hermes Júnior

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!!! Vou usar.
    Parabéns Hermes! Bom trabaho o seu.

    ResponderExcluir
  5. ok
    Valeu pelas palavras e seja bem vinda ao blog!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber quem foi Crowmell ja que estava lendo Crepusculo e mencionaram no Gorveno dele !muito interessante !

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom, Parabéns pelo seu ótimo trabalho! Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal Hermes gostei.Ajudou bastante!
    Pedro do futura deixou isso aqui

    ResponderExcluir
  9. ajudou muito amigo valew!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns bem explicado serve de fonte para muitos debates de história do 2 ano EM

    ResponderExcluir