Indiscutivelmente a Idade Média é um dos períodos da história mais ricos e curiosos. Embora seja denominada de “Idade das Trevas” por historiadores modernos devido a forte teocentricidade vivida naquele período, as fontes históricas pertinentes ao medievo nos revela detalhes políticos, econômicos, trabalhistas, religiosos, sociais e culturais interessantíssimos.
As imagens ocupavam um espaço especial na Idade Média. Com uma função formadora, estas revelavam aspectos ligados ao cristianismo, procurando aguçar a mentalidade do fiel acerca dos assuntos religiosos, como por exemplo, de como seria o céu ou como seria o inferno. Outro aspecto fortemente ligado ao uso das imagens medievais é a rotina das classes sociais da época. Sendo assim, ao ilustrar o trabalho no campo, ou o luxo de uma família nobre, ou de clérigos, transmitia-se a ideologia do “desígnio de Deus”, ou seja, as pessoas não deveriam contestar a sua condição social, mas sobretudo aceitá-la como vontade de Deus.
É justamente embarcando nessa viagem das imagens do medievo que trago nesta postagem um conjunto de iluminuras pertencentes ao Livro manuscrito de orações flamengo (habitantes da região de Flandres, norte da atual Bélgica), produzido por volta de 1515 e intitulado de “Hora da Virgem”.
Estas iluminuras revela-nos detalhes do cotidiano dos servos medievais e além de serem excelentes fontes para o trabalho em sala de aula, permite-nos perceber a importância das estações do ano no que se refere ao ritmo de trabalho dos servos medievais. Então vamos a elas:
Durante o mês de janeiro, o frio era intenso e o trabalho fora de casa diminuía. Em casa, enquanto os senhores se aqueciam junto da fogueira, as criadas serviam-lhe todo o tempo e faziam trabalhos domésticos. Era inverno.
Em abril, próximo da Páscoa, as camponesas aproveitavam a abundância do leite das vacas e produziam queijos e manteigas. Era primavera.
Logo depois da Semana Santa, havia um tempo livre maior para o descanso e o lazer. Nessa época, celebrava-se o Dia de Maio, com danças e canções populares. Ainda era primavera.
Nos meses mais quentes, o trabalho dos camponeses ficava mais duro. No começo de junho, era hora de os pastores lavarem os carneiros e tosquiarem a lã, supervisiodados por um capataz. Era verão.
O Corte do feno acontece no mês de julho, junto com a moenda dos grãos nos moinhos de vento. Era verão.
As colheitas mais importantes, as de cereais como trigo e centeio, acontecem durante o mês de agosto, logo depois do término de apanhado o feno. Ainda no verão.
Após a colheita, era preciso preparar a terra para novo plantio. Em setembro, os camponeses usavam o arado em seu trabalho intenso. Era outono.
Em outubro, a época é a de armazenar e fazer reservas de alimentos e moedas. É comum os camponeses irem às feiras nas cidades para comercializar o gado. Era outono.
No mês de novembro, os camponeses trabalham as hastes secas do linho: malham com batedores, para separar a parte lenhosa, com consistência de madeira, da que servirá para a produção fios. Era outono.
Em dezembro, muitos dias são consagrados aos festejos de natal. A ceia era servida pelo senhor do castelo e era necessário abater porcos, o prato principal. Era inverno novamente.
Bom... se leu, não deixe de marcar uma das reações ou postar um comentário.
Saudações históricas,
que legal!!ficou muito bom mesmo.
ResponderExcluirINFELISMENTE EU FUI FAZER ISSO E A ATIVIDADE VALENDO NOTA MOLHOU DE CAFÉ
ResponderExcluirAs alunas de clecia adoramos o seu saite
ResponderExcluirtem muitas coisa imteressente para gente
aprender e encimar as pessoas.
AMANDA RIOS
MAILE SANTOS
SEXTA SÉRIE.
EPA!DIGO: NÓS ALUNAS DA PRÓ CLÉCIA ADORAMOS O SEU BLOG, ENCONTRAMOS MUITAS COISAS INTERESANTES QUE COM CERTEZA NOS ENSINOU E QUE IREMOS PASSAR ADIANTE.
ResponderExcluiramamos a postagem aprendemos .Eta povo que trababalha.
ResponderExcluirrebeca e kaline 7º ano -lobão
Essa postagem foi fudamental para meu estudo sobre Feudalismo.Assim atraves das imagems foi bem mais legal de fazer o trabalho de Historia
ResponderExcluirDANIEL SAMARONE 7º-Valdeci Lobão
FOI MUITO LEGAL E IMPORTANTE ENSINA VARIAIS COISAS E EU ACHEI MUITOOO LEGALLL.....BJSSSSSSSSSSSSSSS
ResponderExcluirALESSANDRA
ESSA POSTAGEM DE HISTÓRIA FOI MUITO LEGAL E MOSTRA MUITOS DETALHES DOS POVOS MEDIEVAIS,ISSO NOS ENSINA MUITO MAIS SOBRE O ASSUNTO,NÓS SOMOS ALUNOS E ALUNAS DE CLÉCIA GOES E GOSTAMOS MUITO DESSA POSTAGEM!!!
ResponderExcluir6°A 2011
DÁVILA
ÊMILY
E
IKARO
nos achamos muito interessante e apredenos muitas coisa boas com esse trabalho. Amei
ResponderExcluirMicaele e Anapaula -valdeci
OLÁ CAROS ALUNOS,
ResponderExcluirCLÉCIA FOI MINHA COLEGA DE FACULDADE E POSSO AFIRMAR PRA VCS QUE SÃO PRIVILEGIADOS EM TÊ-LA COMO PROFESSORA.
AGRADEÇO PELAS PALAVRAS DE INCENTIVO E ESPERO QUE O BLOG SIRVA-LHES COMO COMPLEMENTO DOS ESTUDOS FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
A MEMÓRIA VISUAL É IMPORTANTE E MUITOS ALUNOS A TEM COMO PRINCIPAL FONTE DE APRENDIZAGEM.
FORTE ABRAÇO A TODOS E OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!
PROF. HERMES JUNIOR
muito bom esse site,eu sou aluna de clécia e adoreii mesmo esse blog. Vlw aêê povoo
ResponderExcluirOlá pessoal,eu já estudei sobre isso.É muito interessante,e as imagens ajudam muito na aprendisagem.
ResponderExcluirSEM FALAR DAS EXPLICAÇOES DESSE MEU PROFESSOR:HERMES JUNIOR
Vai ajudar nas minhas aulas, vou utilizá-las dando o devido crédito! Obrigada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirexcelente!
ResponderExcluirObrigada! Me fez entender bastante coisa principalmente com relação a cada imagem falando dos meses e estações ☺
ResponderExcluirfoi muito legal tirei minha dúvida sobre uma questão do enem 2015
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirFaltou o mês de fevereiro e março
ResponderExcluirCadê fevereiro e março? Preciso deles urgente
ResponderExcluir