terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A PÁTRIA: as Mariannes da nossa República


Nesta semana tenho o prazer de postar a nossa primeira análise de uma imagem histórica de cunho nacional. A Pátria, título do quadro produzido em 1919, pelo pintor brasileiro Pedro Bruno, que sem sombra de dúvidas é uma das telas mais belas do nosso acervo artístico. Dotada de uma grande riqueza de conteúdo histórico, o quadro procura representar o sentimento patriótico, bem como, a esperança e credibilidade depositados na República, sistema político implantado no Brasil em 15 de novembro de 1889.
Sendo assim, quais seriam os elementos simbólicos presentes neste quadro que precisaríamos destacar para bem entendermos a sua mensagem?
Para começar, não posso deixar de brevemente comentar, que não é possível abordar o tema “Proclamação da República no Brasil”, sem realizar o embate ideológico entre dois sistemas políticos que perpassam por nossa história: a MONARQUIA, que vigorou no Brasil entre os anos de 1822 a 1889 e a própria REPÚBLICA, que implantada em 1889, embora tenha sofrido ao longo da história períodos de interrupções, perdura até os dias atuais em nosso país. Este embate se faz presente na imagem acima de forma simbólica, portanto, é preciso ter em mente que, historicamente falando, o sistema monárquico sempre esteve associado à figura masculina. Isto pode ser muito bem exemplificado na postagem de número 2 deste Blog, quando tratamos sobre O Leviatã de Thomas Hobbes. Por outro lado, após a Revolução Francesa, o sistema republicano tem sido fortemente representado pelo elemento feminino, em sinal do contraditório entre os dois sexos e consequentemente entre os dois sistemas. Como exemplo, temos a Marianne, figura alegórica que representa a República Francesa.
É justamente desta linha de raciocínio que partiremos para a análise de A Pátria:
Se observarmos no canto superior direito da tela, notaremos a presença de um velho sentado e que até aparenta ser o único elemento masculino da cena. Nele está representado o sistema monárquico, nos dando a idéia de ultrapassado, de atraso, de arcaico, etc e como quase nem dá pra vê-lo, podemos afirmar que é como se ele estivesse saindo de cena, o que de fato acontecera quando em 1889 a República fora implantada no Brasil.
Em oposição ao velho (monarquia), destaca-se no cenário as mulheres (república) que tecem a nova bandeira brasileira, ou seja, que constroem a nova pátria. Nesse sentido é de suma importância ressaltar que a simbologia da mulher está estritamente condicionada à representatividade do sistema político, no caso a REPÚBLICA, e não à sua participação política de fato, o que não havia naquela época.
Também notamos a presença de crianças na cena, e estas simbolizam o “nascimento” da nova pátria. Chamo a atenção para três delas, a primeira (à esquerda) mama tranquilamente ao colo da sua mãe que está coberto com uma parte da bandeira, a segunda criança (ao centro) apresenta-se de pé abraçando a bandeira e a terceira (à direita) aparece ao chão, deitada, brincando com uma das estrelas que será costurada na bandeira. Indiscutivelmente, podemos afirmar que a bandeira é o elemento de destaque no quadro e por isso é mostrada como objeto de amor, de devoção: “ela é abraçada, ela protege e abriga os seus filhos.” Este é o sentimento patriótico que deveria brotar no coração dos brasileiros segundo os republicanos.
Além disso, a maternidade é um dos elementos simbólicos significantes da cena e deve ser associada a idéia de “terra mãe”, um dos sinônimos atribuídos a palavra pátria.
Para finalizar nossa análise, ainda podemos destacar dois aspectos importantes na cena: Ao fundo, temos um quadro de Tiradentes, que durante o período colonial e imperial foi fadado à condição de traidor e que após a implantação da república foi elevado à qualidade de herói nacional e ao lado deste mesmo quadro, outro de Marechal Deodoro da Fonseca, o proclamador e primeiro presidente do nosso sistema republicano.
Após alguns dias em que postei esta análise, surgiu um comentário muito pertinente e que acredito contribuir muito para o enriquecimento das discussões relacionadas a leitura da tela "A Pátria", por este motivo resolvi disponibilizar o comentário no próprio texto da postagem. Vejamos:

"Se reparas bem há uma imagem de um santo logo abaixo dos quadros, o Estado é laico, mas a população é devota. Também veja as feições da criança que abraça a bandeira, não parece mais uma criança européia? Onde estão os negros e os indios? eles não fazem parte dessa nova "era" da história? Esse quadro é lindo artisticamente falando, mas há uma profundidade cultural nele muito forte." (Pedro Augusto)
Desde já, agradeço a vossa atenção e aguardo também, a vossa participação!!!


13 comentários:

  1. Se reparas bem há uma imagem de um santo logo abaixo dos quadros, o Estado é laico, mas a população é devota. Também veja as feições da criança que abraça a bandeira, não parece mais uma criança européia? Onde estão os negros e os indios? eles não fazem parte dessa nova "era" da história? Esse quadro é lindo artisticamente falando, mas há uma profundidade cultural nele muito forte que aos olhos menos críticos mal se nota

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro Augusto!!!
    Em primeiro lugar gostaria de dar as boas vindas ao blog "História por Imagem".
    Muito pertinente vosso comentário, a separação entre Estado e Igreja pós proclamação da república não refere-se necessariamente a descrença popular e a ausência de indígenas e negros parece contradizer toda idéia de ruptura que os republicanos tentam transmitir, já que mesmo no período monarquico estes elementos nunca foram utilizados para representar a pátria, embora fosse quem de fato deveria representá-la.
    Trabalhar com imagens é fantástico porque muitas vezes um olhar criticamente lançado aponta para elementos não notados por outros e esta é a proposta do blog.
    Fico feliz pela vossa contribuição e se m permitir anexarei vossa observação ao texto desta postagem.

    No mais é só...
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. AE Junior!!! Ta Show o Blog Melhor que estudar pelo livro haha♣




    FLW ...
    Kaio

    ResponderExcluir
  4. Nossa essa análise foi fantástica muito ótima mesmo, gostei muito. Bela obs no final, com a falta da verdadeira nacionalidade Brasileira e sempre com a imagem do Europeu. abraço até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. É lamentável que nós não valorizamos o que temos a nossa Bandeira é o simbolo da nossa Pátria e a nossa Pátria é nossa mãe, não há Políticas Públicas nas escolas com esses ensinamentos, é um descaso total!!

    ResponderExcluir
  6. Falta o mais importante a bandeira porque não foi apresentada?

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS!!!! VOU COMPARTILHAR E REFERENDAR COM MEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em 2021 o sentimento de patriotismo vem florescer buscando suas raízes e sentimento real desde à implantação da República em 1889. O Estado para ser formado precisa de um povo, território e soberania. Dentre esses elementos talvez nunca antes como agora o povo deixa de atuar como coadjuvante como ator principal do presente para de fato fazer história e ser parte definitiva e significativa dela. Viva o Brasil! Viva sua gente! Viva a Terra de Santa Cruz! Adorada Bandeira de todas os corações e gerações, sejas nossa maior virtude: o patriotismo!

    ResponderExcluir
  9. Tem um casal de mulheres se beijando nesse quadro de 1919 e isso nem é mencionado? Como símbolo de novos tempos mais liberais? Será Marianne, que veio das as graças por essas bandas ou será a república e seus ideais de liberdade, igualdade, fraternidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Aggeo Simões,
      Aplicando um zoom na imagem,vemos claramente que não se trata de duas mulheres se beijando,mas de uma criança beijando uma mulher, possivelmente, sua mãe.
      Também estranhei,a princípio, mas o que ocasionou a interpretação equivocada, foram as cores das vestes da mãe (?) e da criança.
      Cordiais saudações.

      Excluir
  10. Não são mulheres se beijando, é uma mulher segurando uma criança.

    ResponderExcluir