Até pouco tempo atrás, a imagem era vista como uma representação perfeita do acontecimento congelado no tempo. A verdade da "imagem" era incontestável e nada era mais verídico que a expressão: "as imagens não metem."
As imagens são utilizadas para "concretizar" noções abstratas, tais como a de tempo histórico,
proporcionando ao aluno formas de presenciar outras experiências não vivenciadas por eles.
(BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. SP: Contexto, 2004, p.70)
É seguindo esta linha de raciocínio, que proponho através da criação deste blog, intitulado de "História por imagem", e que este título não se restrinja apenas aos historiadores, mas também aos curiosos de plantão, a reflexão acerca do uso da imagem em sala de aula, sobretudo no que se refere à docência de História.
O objetivo aqui apresentado é de utilizar este espaço para analisar imagens históricas, postadas periodicamente, com o intuito de enriquecer as práticas didático-pedagógicas dos profissionais da educação e apurar o senso crítico dos educandos a respeito da leitura de imagens.
Uma "simples" imagem pode nos fornecer preciosos dados de cunho político, econômico, social e cultural sobre determinado tempo histórico. Sendo assim, sinta-se convidado a embarcar nesta divertida e curiosa viagem da íntima relação existente entre as imagens e a produção do conhecimento histórico.
Sejam bem-vindos,
Vamos lá meu amigo, vamos movimentar este blog!
ResponderExcluirThiago
BACANA , A ANALISE DA IMAGEM NOS DÁ UMA DIMENSÃO MAIOR DO FATO HISTÓRICO E NOS AJUDAR A ENTEDER MELHOR UM PERÍODO E VER ALÉM DAS PALAVRAS. C.PEREIRA
ResponderExcluirValeu "Clecinha" pelo prestígio.
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas a imagem, seja ela uma fotografia, um desenho, uma charge... é uma ferramenta muito rica que pode nos fornecer dados precisos sobre determinada época e que nos auxilia na contrução do conhecimento histórico.
No mais...
Prazer enorme tê-la por aqui.
Abração querida!
Oi professor Junior,sou eu Rian,seu aluno.
ResponderExcluirEle lhe parabenizo por esse blog.
Admiro muito o senhor.
Muito obrigado por ser meu professor.
EDUCAR É CONSTRUIR INTEGRALMENTE O HOMEM