domingo, 13 de novembro de 2011

A BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA

Primeira Bandeira do Brasil República.

A exatos 122 anos atrás, caía o sistema monárquico brasileiro. Altamente desgastado, o reinado de D. Pedro II não atendia mais aos interesses de boa parte da sociedade brasileira. O crescimento do movimento republicano, a abolição da escravatura sem nenhum tipo de recompensa aos proprietários de escravos, os conflitos entre Estado e Igreja, o desejo de maior participação no campo político, dentre outros aspectos engrossavam a gama de problemas a serem enfrentados por D. Pedro II na última metade do século XIX.
Na verdade a queda da monarquia brasileira era questão de tempo e já era esperada por muitos. O que não se esperava, era a rápida resolução do caso. Na noite de 15 de novembro de 1889, oficiais militares sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca aplicara o golpe militar obrigando a renuncia do ministério imperial e a proclamação do regime republicano no país. Isso mesmo, a suplantação do sistema monárquico brasileiro, foi realizada por um grupo de militares que fizera o trabalho em poucas horas, sem a participação popular, de políticos e sem a menor resistência por parte do então governo brasileiro.
Dessa forma, coube às camadas populares, o conformismo que se fez presente na seguinte expressão: “Fomos dormir Monarquia e acordamos República”.
Acredito que a facilidade encontrada no processo de transição do sistema político brasileiro em 1889 pegou de surpresa até mesmo os próprios republicanos. Uma prova disso, é que não se tinha até aquele momento, sequer um rabisco de uma nova bandeira para o Brasil, já que a bandeira imperial era composta por elementos que contemplavam o sistema monárquico. Diante de tal situação, a solução encontrada foi adotar uma bandeira provisória, esta mesma proposta no início dessa postagem e que ficou hasteada durante cinco dias após a proclamação da república.
Percebam como ela é completamente diferente da atual. O que se assemelha são os sentidos atribuídos as cores (VERDE - o vigor das matas brasileiras; AMARELO - as riquezas minerais; AZUL - o céu; BRANCO - a paz) e as estrelas que também representam os estados brasileiros.
Outro fator a se notar é a semelhança com a bandeira dos Estados Unidos, e de fato, esse era o propósito, já que na base ideológica do movimento republicano existia o desejo de implantar um sistema federalista no Brasil idêntico ao norte-americano, opondo-se dessa forma ao centralismo monárquico.

Uma curiosidade a respeito desta bandeira é que o estilo dela acabou inspirando na formulação de outras bandeiras de alguns estados brasileiros.Vejamos alguns exemplos a abaixo:

Antiga bandeira de Sergipe


Antiga bandeira do Piauí


Bandeira de Goiás
Embora a primeira bandeira republicana do estado brasileiro tenha recebido o status de provisória e que a sua condição de “validade” tenha durado apenas 5 dias, estes foram suficientes para inserí-la na história do nosso país, representando dessa forma, as aspirações da era republicana que acabava de nascer.

Se queres saber mais sobre à proclamação da república, aqui mesmo no blog História por Imagem você vai encontrar outra postagem a respeito da construção dos símbolos nacionais neste período da nossa história. Se interessou? Confira ou relembre esta postagem clicando aqui.
Para encerrar, disponibilizo abaixo o hino da Proclamação da República:

Forte abraço e a gente se encontra por aqui.
Saudações históricas!



22 comentários:

  1. Quem foi o responsável pela criação dessa bandeira provisória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há informações de que seu desenho foi ideia de Rui Barbosa. Mas se encontra também a informação de que era a bandeira do Clube Republicano Lopes Trovão, adaptada como bandeira provisória do Brasil.

      Excluir
    2. Alguem sabe me fala a origem do movimento republicano

      Excluir
    3. em 2020 você comenta nesse site a procura de uma resposta que os últimos comentários são de 2012/2013?

      Excluir
  2. por gentiliza , um resumo sobre a A BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA ?

    ResponderExcluir
  3. MEEEU ME AJUUDA RESPONDI RAPIDO EU TO PRECIISANDOÉ UMA PROVA POR GENTILEZA

    ResponderExcluir
  4. Essa é Bandeira Dos Estados Unidos '' Verde E Amarela '' .. Hehehe


    Aqueles Republicanos da época viajavam na maionese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a nossa independência foi da inspiração dos estados unidos, o primeiro país da américa a ser descolonizada.

      Excluir
  5. É uma pena que os positivistas fanáticos pela Revolução Francesa (igual os EUA na época) chegaram a esse ponto de humilhação.
    Nossa bandeira imperial tinha todos os seus símbolos em consonância com nossa tradição, sempre será a bandeira mais linda do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Legal mas... Um pouco dificil de intender ...





    Mas continua :)

    ResponderExcluir
  8. O povo nunca quis a República, tanto que despacharam Pedro II na calada da noite para evitar revolta popular, ninguem sabia o que havia ocorrido. a proclamação da república foi tao inspirada nos EUA que recebeu o repudio do proprio presidente dos EUA da época
    Foi nessa data q o Brasil deixou de ser Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes positivistas conseguiram transformar um imperio que era a 2a maior economia mundial em republiqueta de bananas. Apagaram a história e trouxeram a este povo a alma de viralatas sem memória. Nunca mais se acertou, nem teve estabilidade por 5 anos seguidos. Os generalecos da época que fizeram isso não passavam de herdeiros das capitanias hereditarias.

      Excluir
  9. Quais são os significado das cores

    ResponderExcluir
  10. Quais são as doze bandairas do
    Brasi

    ResponderExcluir
  11. "Altamente desgastado, o reinado de D. Pedro II não atendia mais aos interesses de boa parte da sociedade brasileira."

    Desde quando não atender desejos da Elite Escravista e Republicana é "não atender interesses da sociedade brasileira"? Essa afirmação é tão falsa que é um insulto à várias revoltas que surgiram por causa do GOLPE MILITAR E REPUBLICANO de 1889.

    Bem um blog que leva o nome História é o de se esperar, afinal a área de estudo chamada História só serve pra contar mentiras.

    ResponderExcluir
  12. GOSTEI MAIS DO SEU RECONHECIMENTO DESSE MOVIMENTO COVARDE, CHAMADO ASSIM DE GOLPE MILITAR, AO INVÉS DO QUE OS LIVROS DE HISTÓRIA INSISTEM EM CHAMAR DE PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

    ResponderExcluir