quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O GRITO DO IPIRANGA: A independência criada por Pedro Américo

A tela "Independência ou Morte" também conhecida como "O Grito do Ipiranga"
do pintor brasileiro Pedro Américo. 
Se eu pedi a 10 pessoas para retratarem através de um desenho o momento da Independência do Brasil, tenho a absoluta convicção de que todas tentarão representar, copiar, ou recriar a tela “O Grito do Ipiranga” do pintor paraibano Pedro Américo.
A tela que ficou pronta em 1888, e segundo o historiador Alfredo Boulos Júnior “trata-se de uma pintura histórica encomendada pelo governo de D. Pedro II para exaltar D. Pedro I e rememorar o nascimento da nação e do Império Brasileiro.”
Bom, se esse era de fato o objetivo da encomenda, nem é preciso tecer comentários ou discutir se ela atingiu ou não o seu propósito.
Na realidade esta postagem tem por objetivo fazer uma análise crítica e simbólica desta imagem que é facilmente encontrada nos livros didáticos visando ilustrar o 7 de setembro de 1822. Para começarmos, é necessário clarificá-los de que Pedro Américo, embora tenha recorrido a pesquisas para saber de forma exata ou bem próxima disso, as condições geográficas e paisagísticas do riacho do Ipiranga, local do episódio conhecido como “O Grito do Ipiranga” (nome da obra), ou seja, aonde D. Pedro I teria bradado a famosa frase “Independência ou morte!”, o pintor recorreu sobretudo a sua imaginação para tentar recriar a histórica cena.
Pedro Américo dispôs harmoniosamente os personagens em sua tela, podemos até afirmar que artisticamente falando, “O Grito do Ipiranga” é uma obra magnífica. Para que se pudesse ganhar a conotação pretendida, foram necessárias algumas consideráveis alterações e/ou substituições, que pode até mesmo chegarem ao julgo de “grosseiras” se forem comparadas ao que teria de fato ocorrido naquele fim de tarde de 7 de Setembro de 1822.
O que ver-se ao centro da cena, é D. Pedro I de espada em punho, muito bem vestido e montando um vistoso cavalo como se estivesse preparado para enfrentar a possível ira portuguesa. Esta figura central (D. Pedro I) transpassa a sensação de poder, de herói, de liderança, repare que a cena gira em torno dele, e que todos os demais estão a contemplar àquele que se tornaria o primeiro imperador do Brasil. Pedro Américo procurou retratar a todos que acompanhavam D. Pedro, da mesma forma, em trajes esplendorosos e cavalos imponentes, até porque tratava-se dos soldados da Guarda Imperial que a repetir o gesto do regente, o de erguer as espadas, simbolizam o apoio ao mesmo na luta contra o domínio português. Estes dois aspectos observados na tela, destoam completamente do que fora a realidade. Segundo o Cientista político e historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, em seu artigo intitulado de “Os esplendores da imortalidade”, em um quadro como esse:

“Dom Pedro não podia montar a besta gateada de que falam as testemunhas. O pedestre animal [...] teve o desgosto de ser substituído no quadro pela nobreza de um cavalo. Com maior razão, [...] o augusto moço não podia ser representado com os traços fisionômicos de quem sofria as incômodas cólicas de uma diarréia, [...] o motivo da parada da comitiva às margens do Ipiranga [...]. O uniforme da guarda de honra também foi alterado. A ocasião merecia trajes de gala, em vez do uniforme ‘pequeno’. [...] Pedro Américo atendendo a finalidade da encomenda, buscou construir a imagem de um herói guerreiro, criador de uma nação. [...]”
 
Complementando o raciocínio de Olavo de Carvalho, podemos afirmar que naquele período as mulas e jumentos eram os animais utilizados para as viagens de longas distâncias, por isso o mesmo levantou a hipótese de D. Pedro I e seus acompanhantes estarem em mulas ao invés de imponentes cavalos como é retratado na tela proposta. Outro aspecto intrigante, é que em 7 de setembro de 1822, nem sequer fora criada ainda a Guarda Imperial, o que se ver na tela, na realidade trata-se de grupos elitistas latifundiários e proprietários de escravos oriundos principalmente das províncias de Minas e São Paulo que prestavam apoio ao regente, em forma de milícia e não de um exército ou Guarda Imperial como é mostrado no quadro. Muito além de simplesmente querer ver o Brasil como uma nação independente, o apoio destes homens é oxigenado pelas pretensões políticas e a possibilidade das concessões de privilégios que poderiam obter a partir do nascimento desta nova nação, o Brasil.
Observa-se ainda, ao fundo da cena, uma casa, esta também fruto da imaginação de Pedro Américo, pois a mesma em 1822 não existia, sendo ela construída anos mais tarde, por volta de 1850, ficando ela eternizada pelo quadro e conhecida por todos como  “A Casa do Grito”.
No canto esquerdo da tela temos alguns trabalhadores que contemplam passivamente o episódio. Não sei ao certo a intenção do artista ao pintá-los, mas que podemos tranquilamente estabelecer uma relação destes com o povo brasileiro e seu papel no processo de independência do Brasil, isto sim, até porque a Independência do Brasil não foi um ato que contou com uma forte participação popular, mas sobretudo elitista.
Duas últimas curiosidades sobre a tela o “O Grito do Ipiranga”: a primeira delas é o tamanho da obra que mede 4,15 X 7,6m, suas dimensões parecem querer tornar grandioso o feito de D. Pedro I, já a segunda curiosade é o fato da mesma está relacionada à possibilidade de se tratar de um possível plágio da pintura de Ernest Meissonier, Batalha de Friedland, uma das batalhas enfrentadas por Napoleão Bonaparte e seu exército. Na época duras críticas foram feitas a Pedro Américo neste sentido. Bom, a respeito disto, deixo a tela de Ernest Meissonier para que você mesmo possa julgar se “O Grito do Ipiranga” é uma obra que pode ser considerada um caso de plágio ou não.
Batalha de Friedland. Obra de Ernest Meissonier.

Não se pode negar a semelhança entre ambas!


(Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando a História")

Nesta foto tirada no Museu Paulista, aonde o quadro de Pedro Américo está exposto,
dá para se ter uma noção exata das dimensões do quadro "O Grito do Ipiranga".
 

Para finalizarmos, gostaria de dizer que para mim em especial não importa se D. Pedro estava montado num maravilhoso cavalo ou numa mula, se estava com diarréia ou não, se suas roupas não eram tão glamorosas quanto aparecem na tela de Pedro Américo e mesmo se o 7 de setembro de 1822 deveria ou não ser comemorado como a data oficial da Independência do Brasil, já que os últimos focos da resistência portuguesa caíram quase um ano após desta data, na província da Bahia, em 2 de julho de 1823. O que é válido nisso tudo, é o fato de que ali, à beira do Ipiranga, nascia digamos que de forma oficial, não o desejo, este já existia por parte de alguns, mas a disposição de enfrentar as consequências de uma possível separação de Portugal. Analisando bem estes 189 anos da emancipação política do Brasil podemos concluir ligeiramente que esta tal “luta pela independência” tem acontecido dia a dia, pois nos livramos de Portugal, mas não da fome, da desigualdade  e da corrupção tanto no campo político quanto no social,  mas sigo acreditando piamente que esta, a independência, esteja hoje mais próxima de ser alcançada, do que em 1822.
Bom galera, obrigado pela atenção destinada ao blog e deixo com vocês o Hino da Independência, que aliás é lindo e infelizmente pouca gente conhece.


Forte abraço e saudações históricas!


26 comentários:

  1. Bem interessante. Queria saber como vc conseguiu tirar essa fotografia no Museu rs. Estive lá recentemente. Queria a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, do blog deixo uma link sobre história:
      - CARAMURU É O BRASIL?
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/09/caramuru-e-o-brasil-que-pais-e-esse_7.html
      .
      Abraço a Todos
      Osvaldo Aires

      Excluir
  2. Olá Eli, tudo beleza?
    Seja bem vindo ao blog História por Imagem!
    Na verdade não sou eu na fotografia, acabei utilizando-a para demonstrar ao leitor de forma mais concreta o tamanho do quadro.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei o blog, usei algumas informações suas no meu, tenho orgulho de na nossa terra ter gente talentosa como vc. Passe por lá: http://aventurasdebibica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito bom porque a gente pode aprede mais sobre a arte brasileira ..........

    ResponderExcluir
  5. Amigos o vídeo do hino tem que ser trocado
    Abraço
    Osvaldo Aires

    ResponderExcluir
  6. Sensacional a matéria, gostei muito e concordo piamente com sua conclusão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá. O vídeo do hino da independência não está mais disponível neste link que vc disponibilizou.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma litografia deste quadro. Possívelmente tem perto de cem anos.

    ResponderExcluir
  9. eu achei interessante...mas não deixei de notar, tantos cavalos na figuras do grito do ipiranga 1522 sendo que os primeiros cavalos no Brasil chegaram 1534...
    alguem pode me esplicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raiclei, a data correta é 1822.

      Excluir
    2. obg me ajudou no dever de ''História''

      Excluir
  10. Estive na cidade de Areia,PB e conheci a obra original de Pedro Américo e me senti na história. Fantástica a cidade - acolhedora, clima agradável, o hotel da cidade é histórico e os itens que ornamentam é possível comprar, pois os mesmos são antigos e históricos.
    Emanuel Arcanjo Targino
    eatargino@yahoo.com.br
    Historiador/UFPB - João Pessoa, PB

    ResponderExcluir
  11. PARA A INDEPENDÊCIA D.PEDRO EMPRESTOU DINHEIRO DA INGLATERRA ,PARA PAGARA PORTUGAL.

    ResponderExcluir
  12. O texto citado, do artigo "Os esplendores da imortalidade" é do historiador e cientista social José Murilo de Carvalho e não de Olarvo de Carvalho. Por favor, corrija. Isso é um erro grosseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc sobre ser um erro crasso. Deveria ser corrigido.

      Excluir
  13. Professor, estou fazendo uma pesquisa jornalistica sobre a Independencia do Brasil e gostaria de citar esse seu olhar sobre o & de Setembro. Achei muito legal. O senhor poderia me enviar um email/contatos/O meu é lilianapeixinho@gmail.com. Espero, com a reprodução desse seu olhar aqui, que é nosso, também, ajudar na divulgação do seu trabalho educativo, com olhar muito cuidadoso sobre as revisões que a História Oficial estar a necessitar. Parabéns. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliana!
      Tudo bem?

      É com grande satisfação que recebo o vosso pedido de autorização para a exploração do blog História por Imagem.
      Pode usar livremente a postagem (desde que se faça às devidas referências), "O grito do Ipiranga: A independência criada por Pedro Américo", para que você faça a sua pesquisa.

      Forte abraço e o meu e-mail de contato é hermesmendesjr@gmail.com

      Att

      Excluir
  14. Muito bacana! Vai ser de grande ajuda para uma arte (releitura da obra) . Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho a imagem do Pedro Américo (tirada em 1888).Se quiser ilustrar a foto na sua página, posso lhe enviar por gmail.Meu meu contato é mlmlmarcoslima@gmail.com.

    ResponderExcluir
  16. Esta obra é? barroca, realismo, impressionismo ou neoclássico

    ResponderExcluir
  17. O grito foi dado às margens do rio Ipiranga, em uma parada para descanso. Era o século XIX. O meio de transporte normal eram o cavalo e as carruagens. Dom Pedro I estava a cavalo. Todos estavam. Dom Pedro I montava uma égua.
    Mas a invenção da diarréia é inusitada. Posso provar que Dom Pedro I não estava com diarréia: ele era maçom. A maçonaria é uma ordem de magia. Ao ser iniciada, a natureza da pessoa muda. No caso dos maçons, eles não se contaminam, tornam-se imunes a vírus e bactérias (exceto doenças sexualmente transmissíveis). Um maçom poderia comer comida estragada, ou estar no meio de uma epidemia de cólera, e permaneceria saudável com certeza.
    Então, por que esta estória ganhou importância? Provavelmente foi inventada durante a república, para denegrir a monarquia e o Brasil. E os socialistas adoram, pois coloca o fundador do Brasil agachado no dia da independência (um dia místico, pois foi quando o Brasil "nasceu"). Entenda mais sobre como o socialismo age aqui: http://carlosliliane64.wixsite.com/magiaeseriados

    ResponderExcluir
  18. Liliane Carlos,
    Vou deixar de lado a estória da diarréia....

    Nas suas palavras:
    "POSSO PROVAR que Dom Pedro I não estava com diarréia: ele era maçom. A maçonaria é uma ordem de magia. Ao ser iniciada, a natureza da pessoa muda. No caso dos maçons, eles não se contaminam, tornam-se imunes a vírus e bactérias (exceto doenças
    sexualmente transmissíveis). Um maçom poderia comer comida estragada, ou estar no meio de uma epidemia de cólera, e permaneceria saudável com certeza."
    (FIM DA CITAÇÃO)

    Vamos por partes: Vc afirmou algo em que acredita, NÃO PROVOU NADA.

    Veja um exemplo:
    A Guerra dos Boxers foi um conflito ocorrido na China entre os anos de 1899 e 1900. Os Boxers formaram um movimento chinês no final do século XIX que tinha o objetivo de expulsar estrangeiros da China. ACREDITAVAM (como vc acredita na imunidade a
    doenças dos maçons) que eram imunes a balas e enfrentaram de peito aberto os imperialistas europeus que exploravam a China na época. Claro que não eram imunes a balas.

    É razoável pensar que em meados do século 19 as pessoas tivessem essas crenças. Mas estamos no século 21!

    Vc não pode esperar que as pessoas creiam no que vc afirma. Para isso, é necessário fornecer as fontes de sua crença para que outros possam pesquisar e tirar suas próprias conclusões.

    Quanto à diarréia:
    http://www.portallformosa.com/news/a-verdadeira-historia-da-%27independ%C3%AAncia-do-brasil%27/

    ResponderExcluir
  19. No sexto parágrafo, creio que se refere à João Murilo de Carvalho, o cientista social, não a Olavo de Carvalho, o astrólogo.

    ResponderExcluir
  20. The difference presented a balanced hullabaloo of the stray, effortlessly delivered in a house of a enunciate, well IELTS place. Desentupidora no Ipiranga

    ResponderExcluir