Primeira Bandeira do Brasil República. |
A exatos 122 anos atrás, caía o sistema monárquico brasileiro. Altamente desgastado, o reinado de D. Pedro II não atendia mais aos interesses de boa parte da sociedade brasileira. O crescimento do movimento republicano, a abolição da escravatura sem nenhum tipo de recompensa aos proprietários de escravos, os conflitos entre Estado e Igreja, o desejo de maior participação no campo político, dentre outros aspectos engrossavam a gama de problemas a serem enfrentados por D. Pedro II na última metade do século XIX.
Na verdade a queda da monarquia brasileira era questão de tempo e já era esperada por muitos. O que não se esperava, era a rápida resolução do caso. Na noite de 15 de novembro de 1889, oficiais militares sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca aplicara o golpe militar obrigando a renuncia do ministério imperial e a proclamação do regime republicano no país. Isso mesmo, a suplantação do sistema monárquico brasileiro, foi realizada por um grupo de militares que fizera o trabalho em poucas horas, sem a participação popular, de políticos e sem a menor resistência por parte do então governo brasileiro.
Dessa forma, coube às camadas populares, o conformismo que se fez presente na seguinte expressão: “Fomos dormir Monarquia e acordamos República”.
Acredito que a facilidade encontrada no processo de transição do sistema político brasileiro em 1889 pegou de surpresa até mesmo os próprios republicanos. Uma prova disso, é que não se tinha até aquele momento, sequer um rabisco de uma nova bandeira para o Brasil, já que a bandeira imperial era composta por elementos que contemplavam o sistema monárquico. Diante de tal situação, a solução encontrada foi adotar uma bandeira provisória, esta mesma proposta no início dessa postagem e que ficou hasteada durante cinco dias após a proclamação da república.
Percebam como ela é completamente diferente da atual. O que se assemelha são os sentidos atribuídos as cores (VERDE - o vigor das matas brasileiras; AMARELO - as riquezas minerais; AZUL - o céu; BRANCO - a paz) e as estrelas que também representam os estados brasileiros.
Outro fator a se notar é a semelhança com a bandeira dos Estados Unidos, e de fato, esse era o propósito, já que na base ideológica do movimento republicano existia o desejo de implantar um sistema federalista no Brasil idêntico ao norte-americano, opondo-se dessa forma ao centralismo monárquico.
Uma curiosidade a respeito desta bandeira é que o estilo dela acabou inspirando na formulação de outras bandeiras de alguns estados brasileiros.Vejamos alguns exemplos a abaixo:
Antiga bandeira de Sergipe
|
Se queres saber mais sobre à proclamação da república, aqui mesmo no blog História por Imagem você vai encontrar outra postagem a respeito da construção dos símbolos nacionais neste período da nossa história. Se interessou? Confira ou relembre esta postagem clicando aqui.
Para encerrar, disponibilizo abaixo o hino da Proclamação da República:
Forte abraço e a gente se encontra por aqui.
Quem foi o responsável pela criação dessa bandeira provisória?
ResponderExcluirHá informações de que seu desenho foi ideia de Rui Barbosa. Mas se encontra também a informação de que era a bandeira do Clube Republicano Lopes Trovão, adaptada como bandeira provisória do Brasil.
ExcluirAlguem sabe me fala a origem do movimento republicano
Excluirem 2020 você comenta nesse site a procura de uma resposta que os últimos comentários são de 2012/2013?
Excluirpor gentiliza , um resumo sobre a A BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA ?
ResponderExcluirvai tomar no seu cú.
ExcluirMEEEU ME AJUUDA RESPONDI RAPIDO EU TO PRECIISANDOÉ UMA PROVA POR GENTILEZA
ResponderExcluir??
ResponderExcluirEssa é Bandeira Dos Estados Unidos '' Verde E Amarela '' .. Hehehe
ResponderExcluirAqueles Republicanos da época viajavam na maionese
Viajaram muuuuito no ácido
Excluirna verdade a nossa independência foi da inspiração dos estados unidos, o primeiro país da américa a ser descolonizada.
ExcluirÉ uma pena que os positivistas fanáticos pela Revolução Francesa (igual os EUA na época) chegaram a esse ponto de humilhação.
ResponderExcluirNossa bandeira imperial tinha todos os seus símbolos em consonância com nossa tradição, sempre será a bandeira mais linda do mundo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLegal mas... Um pouco dificil de intender ...
ResponderExcluirMas continua :)
O povo nunca quis a República, tanto que despacharam Pedro II na calada da noite para evitar revolta popular, ninguem sabia o que havia ocorrido. a proclamação da república foi tao inspirada nos EUA que recebeu o repudio do proprio presidente dos EUA da época
ResponderExcluirFoi nessa data q o Brasil deixou de ser Brasileiro.
Estes positivistas conseguiram transformar um imperio que era a 2a maior economia mundial em republiqueta de bananas. Apagaram a história e trouxeram a este povo a alma de viralatas sem memória. Nunca mais se acertou, nem teve estabilidade por 5 anos seguidos. Os generalecos da época que fizeram isso não passavam de herdeiros das capitanias hereditarias.
Excluirmerda
ResponderExcluirQuais são os significado das cores
ResponderExcluirQuais são as doze bandairas do
ResponderExcluirBrasi
Lixo
ResponderExcluir"Altamente desgastado, o reinado de D. Pedro II não atendia mais aos interesses de boa parte da sociedade brasileira."
ResponderExcluirDesde quando não atender desejos da Elite Escravista e Republicana é "não atender interesses da sociedade brasileira"? Essa afirmação é tão falsa que é um insulto à várias revoltas que surgiram por causa do GOLPE MILITAR E REPUBLICANO de 1889.
Bem um blog que leva o nome História é o de se esperar, afinal a área de estudo chamada História só serve pra contar mentiras.
GOSTEI MAIS DO SEU RECONHECIMENTO DESSE MOVIMENTO COVARDE, CHAMADO ASSIM DE GOLPE MILITAR, AO INVÉS DO QUE OS LIVROS DE HISTÓRIA INSISTEM EM CHAMAR DE PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.
ResponderExcluir